SIGA-NOS TAMBÉM!

O HISTÓRICO!

"Os peões são a alma do xadrez."
(Philidor)


Desde o ano de 2022 a EMEF Porto Novo conta com ações pedagógicas que, ainda que de forma incipiente, dão conta de exercitar, com os estudantes, o jogo de Xadrez e Dama.

As instruções, treinos e jogos são desenvolvidas praticamente no período de convivência da grade cutticular da escola, que tem a característica de ser uma Escola Integral, em Tempo Integral.

Assim, os alunos jogam com seus professores após o almoço, e, nos recreios da manhã e da tarde.

Os estudantes têm demonstrado interesse em aprender, praticar e se desenvolver a força de seu jogo, e, alguns resultados já começam a aparecer, tais como, o do último Jespoa, no qual, o aluno Vinícius Klampt da Rocha obteve a 7ª colocação da Classificação Geral da capital.

Para se ter a real dimensão, as disputas reuniram 140 estudantes de 12 escolas, divididos nas categorias infantil, mirim, júnior e juvenil e ocorreram no Grêmio Geraldo Santana, no bairro Santo Antônio do Partenon. 

Da esquerda para a direita de quem olha, Prof. Donarte (Geografia), Victor Kervalt e Vinícius K. da Rocha. Professor e alunos fundadores do Clube de Xadrez "Polímatas do Tabuleiro".
FONTE: O Autor, 2022.

Ora, isso é motivo de orgulho para a equipe de professores que incentivam e orientam os estudantes, bem como, serve de parâmetro para que a ação pedagógica se transforme em um Projeto Pedagógico que integre a grade curricular da escola.

Comentários

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página